
Bem-vindos ao UNDERNOW, a rúbrica onde destacamos singles que estão a mover o panorama underground nacional! Para começar com força, não podemos deixar de falar sobre uma dupla brasileira que, em solo português, trouxeram um “veneno” que dá vontade de beber e chorar por mais.
SANTANA X DELYK DESOSA: DO BRASIL PARA A TUGA
Depois do lançamento da mixtape “Dois Venenos Juntos”, os artistas Santana e Delyk Desosa continuaram a movimentar as ruas de Lisboa, criando um mundo real para o projeto através de apresentações energéticas que refletem a vida de dois jovens (dois venenos) a fazer acontecer em solo português.
“O projeto reflete a perspetiva individual de cada um sobre a própria vida, e a lírica pode ser separada entre passado, presente e futuro:
O passado fala sobre todos os eventos fatais que resultaram no presente, seja ele bom ou mal; o presente é a vivência do dia a dia de cada um, e acaba por ser a parte mais pura do projeto, que reflete a vida de Dois Venenos Juntos, vivendo o caos em Lisboa; por fim, o futuro são todos os sonhos e aspirações que alimentam a ânsia de vencer, refletindo tanto o presente, como o passado.”
“ELA QUER DAR (+)”: KUDURO RENASCENTISTA?
Três meses depois de “Dois Venenos”, Santana e Delyk Desosa voltam a movimentar o cenário underground com uma colaboração com HeyRicoo e Maneru, dois jovens angolanos pioneiros do “Novo Kuduro”, um género em ascensão que junta ritmos africanos e sonoridades experimentais do cenário trap. Este género foi fantasticamente representado no single “MALUCO”, onde a produção de Maneru e o flow de HeyRicoo fazem uma música absurdamente incomparável.
O que saiu dessa colaboração do “quarteto” foi uma música que celebra a união entre duas culturas intercontinentais de forma experimental mas, acima de tudo, energética.
“Estava em chamada com o Maneru no Discord, ouvindo alguns projetos em que ele estava a trabalhar, quando tive a ideia do Remix com produção dele. A ideia foi abraçada e a participação do Ricoo também surgiu naturalmente. Depois de ter a música pronta, só tínhamos de lançar.” – Santana
“Ela Quer Dar (+)” é um símbolo artístico da força que a juventude exala, da busca por identidade e inovação artística, mas também um símbolo de resistência para duas culturas com um histórico de repressão ainda atual. Estes quatro artistas são uma amostra do orgulho de onde vieram e onde querem chegar através da dedicação e da luta, mas sempre com aquele toque de ritmo e ousadia.
E acabamos este UNDERNOW com uma curiosidade musical: sabiam que o sample usado neste remix é um excerto da “HUSH”, do artista inglês Dean Blunt, que também usa um sample da “This Big Rush” da banda Shriekback, que também é inglesa? Em suma, temos dois artistas brasileiros a colaborar com dois artistas angolanos em solo português numa música produzida com “dois” samples ingleses! A isto eu chamo uma boa globalização artística.

Deixe um comentário