fr444n* é um dos artistas em crescimento no género alternativo português, com hits já conhecidos pelo público como “freaks”, “Picante Pizza” e “acreditava em mim”, que somam dezenas de milhares de streams ao longo das plataformas digitais. Recentemente, fr444n* abençoou-nos com “fake friends fallin”, um projeto em construção há imenso tempo que finalmente viu a luz do dia e não desapontou.

“O nome “fake friends fallin” surgiu há 3 anos e o álbum foi construído em torno dele. Eu tinha em mente alguns requisitos, tais como: cada música teria de ser curta e de ter type diferente; um feat com cada pessoa da cruzcore (plastic, cozyfeka, vanish shawty);  pelo menos 1 música em inglês; storytelling; transições. À medida que fui construindo o álbum, estes requisitos foram atendidos de forma orgânica, como se estivesse predestinado a ser assim.”

FAIXA-A-FAIXA!

“fakes! (com plastic)”: a faixa inicial de “fff” começa o projeto com uma produção épica e, juntamente com os vocals experimentais do fr444n*, abrem uma curiosidade enorme para ouvir o resto do álbum. Em “fakes!”, temos já o primeiro convidado do projeto, plastic, com quem fr444n* partilha o projeto cruzcore.

“mustang”: o beat quase orquestral de “mustang” mostra que fr444n* não queria apenas beats comuns, mas sim transformar o projeto em uma experiência sonora inesquecível que, sem dúvida, faz a diferença. O refrão é catchy e o delivery é muito interessante, no entanto em algumas partes as vozes não se conseguem destacar, o que torna a pós-produção vocal um grande ponto a melhorar.

“kurt cobain (com cozyfeka)”: a vibe dançante de “kurt cobain” é um destaque enorme para “fake friends fallin”, mas é uma faixa muito curta com um potencial gigante. Mais uma vez, temos um refrão catchy e conhecemos o segundo feature do projeto, cozyfeka, que é mais um colega de fr444n* no conjunto musical cruzcore.

“As músicas são bastante curtas, apenas uma tem mais de 2 minutos (mustang). Isto acontece porque este álbum é também uma carta de apresentação. Como era o primeiro álbum e como o meu público ainda era reduzido e estava habituado a que eu cantasse apenas em inglês, sabia que a melhor forma de me dar a conhecer a um maior número de pessoas era lançar músicas curtas e versáteis, funcionando como “amostras” daquilo que eu sou e daquilo que eu faço. Se as músicas fossem longas, muitas pessoas iriam desistir na segunda.”

“she doesn’t even know”: nesta que é a única faixa em inglês de “fff”, fr444n* canta num tom apaixonado numa produção indie pop muito agradável. Um dos pontos fortes que reparamos é a vontade do artista não ficar estagnado em um único género, mostrando uma vasta versatilidade musical.

Ao mesmo tempo que todas as músicas são bastante diferentes, sinto que consegui fazer com que todas elas façam sentido, mesmo a música em inglês (she doesn’t even know). Tentei criar uma atmosfera que interliga todas as sonoridades.

“+ nada (com Virones)”: com uma vibe idêntica à faixa anterior, “+ nada” junta fr444n* e o artista brasileiro Virones para mais uma faixa super interessante em tom mais melancólico, com a grande desvantagem de ser, como a maioria das músicas, curta demais.

“falam mt :v (com vanish shawty)”: o uso do sample do hit “As It Was” do artista Harry Styles é inesperado, mas bem pensado. O verso do feature vanish shawty é o ponto mais forte de “falam mt :v”, que apesar de ser a música mais ouvida de “fff”, não consideraria a melhor do projeto.

“fevereiro”: a penúltima faixa deste projeto é um curto desabafo de fr444n* sobre assuntos importantes como solidão, tentar ser diferente, a procura de paz e a perda de amigos, sendo a música mais pessoal de “fff”.

“fake friends fallin” é o resultado de um conjunto de vivências e reflexões dos últimos 3 anos, aqueles que terão sido os meus melhores e piores anos da minha vida, com episódios que me marcaram profundamente.

“paz”: no final de “fake friends fallin”, fr444n* encontrou paz e dá um switch repentino na vibe do projeto, dando um “final feliz” a este projeto cheio de sentimentos, sensações, géneros e temas.

O MAIS:

Há imenso a dizer bem de “fake friends fallin”, desde a produção, ao delivery vocal e a versatilidade de fr444n*. O artista usou beats fantásticos que deram um boost enorme ao projeto, não desapontou na mistura de vibes e géneros e, sem dúvida, é um projeto muito interessante que, em apenas 13 minutos, conseguiu surpreender imenso pela positiva.

O MENOS:

Além dos pontos fortes, “fff” também tem os seus pontos fracos: o projeto é transtornadamente curto, o que acaba por retirar muita magia e imenso potencial do projeto. Mesmo apesar de fr444n* considerar as faixas como apenas “amostras” do artista que ele é, não deixamos de salientar que algumas faixas, de tão boas, acabaram por ser um pouco “desperdiçadas” por causa desse conceito. Outro ponto importante é a pós-produção, pois alguns versos bons do projeto, por exemplo em “mustang”, ficaram baixos e às vezes com um EQ muito desequilibrado, deixando muito a desejar nessa parte.

the big 4:

  • “kurt cobain”
  • “+ nada”
  • “fevereiro”
  • “she doesn’t even know”

UNDEREVIEW

“fake friends fallin” é um projeto que nem todo o artista é capaz de fazer. Um conjunto de amostras artísticas distintas que, apesar de curto, foi o suficiente para perceber que fr444n* é um artista a considerar no futuro da música alternativa nacional. Esperamos o próximo projeto dele com entusiasmo para ouvir mais do que fr444n* tem a oferecer para o underground português!

Deixe um comentário