HeyRicoo é um artista de trap alternativo nascido em Luanda, mas residente na capital portuguesa. Além de artista independente, tem uma das sonoridades mais inovadoras do underground nacional e tal argumento é fortemente fundamentado por singles tais como “SMILEE” e “KYIV”.

Apesar de já ter lançado um EP em 2023, “Am I Awake Or Am I Dreaming”, HeyRicoo lançou este ano o tão esperado álbum de estreia “GENESIS”, uma coleção de 9 sons onde ouvimos, além de influências de lendas como Lil Wayne e Young Thug, experiências pessoais com um delivery único que só poderia ser feito pelo artista angolano.

“Mesmo que não gostem”: a sonoridade única de “GENESIS”

Começando por “NOTALK”, uma introdução que expressa a vibe insana do álbum através de um beat alternativo e um delivery de outro planeta. “ANTI-GERA” mantém o trap experimental com um flow sensacional que, “mesmo que não gostem”, merece o respeito pela inovação que traz no trap underground nacional.

A faixa seguinte “THROTTLE” parece mais uma sessão de hipnose sonora que cativa os ouvintes com a sua sonoridade raramente ouvida nas playlists comuns de música portuguesa. O curto interlúdio “NOVA ERA (INTERLUDE)” tem uma função importante de transição para “DINHEIRO & LUCRO” que, para nós, é a faixa-estrela do projeto: a sonoridade experimental, o beat que nos deixou boquiaberto e um refrão viciante.

“HOW U FEEL” é apresentado em duo, sendo Vaxfr o artista convidado desta faixa que, mais uma vez, nos surpreende pela positiva. Já ouvimos “KEEP IT ON ME” antes: um dos singles de “GENESIS” que nos ficou colado na memória graças à bar que é oficialmente um classic: “Sim, eu sou gordo, mas não parto cama”.

Outro dos singles que já estava nas nossas playlists é “A LOT”, onde HeyRicoo volta a não falhar na sua sonoridade única na língua inglesa. Para terminar bem, “IDONTFUCKWITHAT” transmite uma vibe mais próxima do seu país natal através de um afrobeat que mostra uma última vez que, “mesmo que não gostem”, tem de se respeitar “GENESIS” pela versatilidade e inovação.

UNDEREVIEW

Mesmo sendo uma sonoridade muito ouvida no meio underground, “GENESIS” transmite uma vibe difícil de copiar, dando a HeyRicoo um potencial e um espaço enorme nesta sonoridade que está a aperfeiçoar ao longo do seu crescimento artístico e, simultaneamente, pessoal.

THE BIG 4

  • DINHEIRO & LUCRO
  • KEEP IT ON ME
  • IDONTFUCKWITHAT
  • ANTI-GERA

As influências artísticas são nítidas, mas “GENESIS” transcende o trap português, sendo possivelmente um dos projetos mais interessantes que o underground teve a mostrar este ano.

Deixe um comentário