Muitos pediram, nós ouvimos: UNDERFOUND é a nossa nova rúbrica semanal onde fazemos reviews de singles que descobrimos ao longo da semana! Apesar de termos a UNDEREVIEW, dedicada à review de EPs e álbuns, achamos que o mais certo é separar os tipos de projeto para que possamos dar um maior apoio aos singles, de forma a que, em uma só matéria, consigamos dar palco à música de vários artistas.

Esta semana, vamos falar de 5 singles, três deles lançados exatamente hoje, dia 11 de abril! Venham conhecer estas faixas:

“Infinito”: o single de aniversário de Ana Vinha

Ana Vinha é cantora, vive em Aveiro e hoje, dia 11 de abril, faz 23 anos de idade. Mas apesar de ser Ana quem merece receber os presentes, foi ela quem nos deu um novo single: “Infinito”, o segundo single do seu primeiro EP com título ainda por anunciar.

“Infinito” é uma faixa produzida por Pedro Gonçalves e escrita por Ana, INÊS APENAS e Knox, e comprova mais uma vez aquilo que já sabíamos desde o lançamento de “Distância” e “Outra Vez”: a belíssima voz de Ana Vinha juntamente com a sua habilidade de brilhar em qualquer música que faz.

“Esta música representa um passo importante na minha caminhada: é sobre ultrapassar barreiras, seguir sonhos e acreditar que nada é impossível quando há dedicação e paixão.”

Parabéns, Ana, e obrigado por dares um presente tão incrível! Vais sempre brilhar nos nossos corações!

Rating: 5 out of 5.

“UMA NOITE”: o amor não correspondido de Gardn

“UMA NOITE” é a viagem cheia de emoções onde o artista Gardn reflete sobre temas como “incorrespondência” amorosa, perda e reencontro. É uma faixa cheia de contraste musical e lírico que junta o ótimo delivery e escrita introspetiva de Gardn, a produção atmosférica de Noizy e a melódica guitarra elétrica de Teni Teach.

Rating: 5 out of 5.

“Cão de Guerra”: a collab inesperada (mas necessária) de C Mellow e Berniee

Conheceram-se na ETIC e, como por magia, fizeram uma das músicas mais fortes e energéticas do ano: “Cão de Guerra” é boom bap puro, desde o beat “sampleado” por Berniee até à sua lírica estupenda e a do seu companheiro C Mellow. Conhecemos estes dois talentos emergentes no palco do Tokyo Lisboa, quando atuaram ao vivo este fantástico banger que está, sem dúvida, nas nossas descobertas favoritas de 2025.

Rating: 5 out of 5.

“Trepa”: o trap contagiante de 80Baby e Dessiiik

O trapstar angolano 80Baby uniu forças com Dessiiik e juntos transmitem um manifesto cheio de energia, flows autênticos e visuais inovadores através do novo single “Trepa”, captando a trajetória de um jovem rapper em ascensão.

Depois de quase um ano sem lançamentos oficiais, 80Baby volta com força para passar a sua poderosa mensagem sonora sobre “manter o equilíbrio e a autenticidade, mesmo diante das tentações momentâneas” juntamente com um dos maiores nomes do underground brasileiro, Dessiiik. “Trepa” é a faixa certa para os amantes de trap que, além de quererem ouvir as vibes que o género oferece, querem assistir à ascensão de dois artistas inovadores na cena underground.

Rating: 5 out of 5.

“Sorte?”: As barras estupendas de Markzs

Se há um rapper que faz “puro rap”, é Markzs: o artista independente de Lisboa que, em fevereiro deste ano, mostrou o muito que vale no palco do Passos Manuel, Porto, acaba de lançar mais uma faixa em forma de desabafo chamada “Sorte?”, onde aborda temas pessoais que nitidamente não saíram da boca para fora.

Já não é de hoje que se percebe a habilidade lírica de Markzs e, neste single, ficamos cada vez mais conscientes que o seu investimento na sua especialidade, o rap consciente, está a valer a pena.

Rating: 5 out of 5.

Deixe um comentário