
Em dezembro do ano passado, a cidade do Porto viu António Pires, mais conhecido como Ressy, a lançar “isto é pra’ti”, um EP que conta com 15 minutos de R&B, Trap e Jersey Club acompanhados de letras introspetivas sobre solidão, dúvida e mudança.
Apesar do seu passado na wave plugg da era Soundcloud em meados de 2019, Ressy transformou a sua sonoridade em 2023 através da criação de “Degredo Boyz”, um coletivo musical da Boavista que lançou músicas como “Lately” e “Cicatrizes”.
De Ressy, para Ressy: A ‘leitura’ de “isto é pra’ti”
“Este projeto nasceu em março de 2024, mas a sua raiz vem de muito longe. Foram anos a tentar encontrar-me, a procurar um espaço onde me sentisse bem, a experimentar géneros, estilos, formas de me exprimir que fizessem-me sentir inteiro. Depois de tanto tempo a tentar encaixar-me em algo, decidi criar algo que encaixasse em mim. Um projeto feito por mim e, acima de tudo, para mim.“
O EP começa com uma faixa do mesmo nome: “isto é pra’ti” (a música) é a carta que , como diz Ressy, “nunca escreveu”. Esta faixa melancólica aborda problemas pessoais, conflitos e dificuldades da vida.
“fácil.” é mais uma das faixas melancolico-introspetivas onde Ressy escreve sobre conflitos amorosos, auto-estima e incompatibilidade, em cima de um beat R&B produzido por ele mesmo.
O clima aquece e a tensão sobe em “one more time”, o primeiro single de “isto é pra’ti” produzido por Nuno Inverneiro e Boy Rodo. Este hit R&B com pitadas solenes (mas memoráveis) de Jersey Club aborda o tema de ultrapassar a mudança e distância após uma relação que não correu bem, mostrando um Ressy mais confiante do que nas faixas anteriores.
O segundo e último single do EP aparece logo a seguir: “porto” é uma balada acústica que dá uma reviravolta ao tema de ultrapassar a mudança, pois desta vez Ressy relembra momentos antigos e, apesar de ultrapassado, desabafa o arrependimento das suas ações e palavras. O solo de guitarra elétrica no final da faixa é a representação perfeita de “cereja no topo do bolo” e, sem dúvida, um dos pontos altos do EP.
“Cada música carrega um estado de espírito, um momento específico, um sentimento intenso. É um mapa emocional do meu caminho até aqui, com o amor como ponto de partida e, muitas vezes, também de chegada.”
“voicemail” é aquela que achamos ser a faixa-estrela de “isto é pra’ti”: com um flow bem diferente da vibe implementada pelas músicas anteriores, ouvimos uma versão experimental de Ressy e uma colaboração especial de ferreira, mantendo sempre o conceito introspetivo e honesto do EP.
“isto é pra’ti” acaba em trio: dxrtylucka e Tinx juntam-se a Ressy em “click”, para um final de trap energético com flows ilustres de todas as partes e produção de dxrtylucka.
UNDEREVIEW
“A constante procura por mim mesmo, em todos os cantos onde pensava que podia estar, acabava por me deixar mais perdido. Sentia-me sozinho, mesmo rodeado de tudo. E foi nessa solidão que encontrei uma espécie de companhia: a música. Preencheu o vazio, deu nome ao que eu sentia e tornou-se o lugar onde finalmente me reconheci.”
A paixão de Ressy por experimentar e fazer música percebe-se em “isto é pra’ti”: um projeto que o viu em todos os extremos de sentimentos, desde os dias mais felizes até aos mais difíceis. A produção melancólica e atmosférica não passa despercebida e é o que a UNDERBOUNDS considera ser o ponto mais forte deste EP tão íntimo que, apesar de ser apenas um quarto de hora, mostra o potencial enorme que Ressy tem pela frente.
THE BIG 4
- voicemail
- porto
- fácil.
- isto é pra’ti
“isto é pra’ti” também tem os seus pontos menos fortes, mas acreditamos que serão facilmente reversíveis nos seus próximos projetos: encontramos muito potencial de melhoria no delivery vocal e na estrutura musical do projeto. Mas, para um primeiro EP, já temos uma noção forte que Ressy é um nome que vem para ficar e estamos muito gratos por ouvir um artista sem medo de se expressar desta forma, logo na “fase inicial” da sua carreira.


Deixe um comentário