Frankie Igreja tem 20 anos, é artista, empreendedor e o criador da UNDERBOUNDS.

Ex-aluno em Guitarra Clássica no Conservatório de Música de Sintra, toca 5 instrumentos, foi parte do Coro Leal da Câmara, membro de inúmeras bandas, tem ouvido absoluto e é auto-didata nas áreas de produção, composição e performance musical.

FRANKIENB: de zero a 5 mil ouvintes mensais em 1 ano

Em 2 anos de carreira independente, Frankie produziu e lançou mais de 10 álbuns independentes em inúmeros géneros e heterónimos, sendo conhecido principalmente pelos seus projetos em nome de FRANKIENB.

Com FRANKIENB, conseguiu alcançar mais de 70 mil streams, ser ouvido em mais de 100 países e entrar diversas vezes nas maiores playlists editoriais portuguesas do Spotify e Apple Music, tudo em apenas um ano.

Entre as maiores músicas da sua carreira, destacam-se “SONDAS” (com a artista indie Inês Matias), “Não Curto Love Songs”, “Lowkey” (com Artista) e “TOU BEM” (com ABCipping, artista da TJK, label fundada por ambos juntamente com os artistas Ember Rose e Draco).

FRANKIENB lançou dois álbuns com duas abordagens diferentes: “NINGUÉM SE IMPORTA E TU TAMBÉM NÃO” é um projeto de estreia incomum, que conta com oito músicas produzidas de forma amadora, géneros desde o pop ao rage e uma pequena mensagem subliminar sobre dois temas importantes: liberdade artística e individualidade musical.

“É como o título diz: num contexto geral, ninguém se importa com o mix ou master de uma música, e tu também não te importas (ou não devias te importar) com a opinião dos outros sobre a tua arte.  Se a tua mensagem vibra em ti, essa é a frequência que realmente importa.”

5 meses depois, Frankie lança “Novo Quarto, Novos Sonhos”, um álbum conceitual de hip-hop e pop consciente onde aborda temas mais pessoais como insegurança, drogas, saúde mental, amor, tensões familiares, entre vários outros.

“O título representa a minha mudança de casa: voltei para o meu quarto de infância este ano e queria me despedir do meu anterior com alguns sons que contavam histórias vividas nesse sítio onde fui tão feliz, mas também muito magoado.”

Depois de uma pequena pausa depois de dois álbuns seguidos em menos de meio ano, FRANKIENB voltou em novembro de 2024 para um projeto mais central: a mixtape de hip-hop “Onde a Paz Não Existe” é uma coleção de beats produzidos pelo mesmo no verão em conjunto com rimas e rimas até não caber no armazenamento do telemóvel onde produziu e gravou tudo.

“Sinto que tive uma maré de sorte: produzir num telemóvel não é fácil, mas ter milhares de pessoas no mundo todo a ouvir a minha música sem nenhum tipo de promoção, marketing, vídeos ou produção profissional era algo impossível para mim. FRANKIENB não era para ser tão ”conhecido”: era para ser só um nome para me divertir com amigos.”

De músico a fundador: o 2025 de Frankie Igreja

Para 2025, Frankie planeou lançar “ARTEREAL” o seu primeiro álbum gravado em estúdio, mas acabou por adiar o projeto devido à sua decisão inesperada de pôr fim a FRANKIENB para explorar novas sonoridades em outro nome, que ainda se mantém um mistério.

Mas acima de tudo, Frankie está a usar este ano para se focar em dois projetos dentro do contexto artístico, sendo um deles este blog, “UNDERBOUNDS”, que visa promover e conhecer novos artistas de forma a dar palco a mais trabalho do mundo emergente.

Além disso, Frankie fundou Albundle, uma startup/plataforma em desenvolvimento especializada em gestão musical para artistas, produtores e produtoras. Esta plataforma, prevista para lançar no final do ano, junta as três paixões de Frankie: organização, empreendedorismo e música.

Com isto, percebemos que, apesar da sua pequena pausa como artista, Frankie Igreja mantém o seu propósito de deixar um legado forte na música portuguesa, através da sua arte versátil e vontade gigantesca de ajudar, promover e influenciar outros artistas a criar, dentro e fora dos palcos.

Deixe um comentário